Bem vindo ao INSPIRE!
informação sem fronteiras

Destaques


Monitorização 2016 e Relatório Trianual

A DGT, Ponto de Contacto Nacional INSPIRE, enviou à Comissão Europeia no dia 13 de maio de 2016, os resultados da sexta monitorização da implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal, assim como o Relatóro Trianual. Mais informação aqui.

 

Visão e Plano de Ação SNIG2020

Snig2020

No início de 2015, a DGT coordenou um processo colaborativo que resultou de um amplo debate nacional para a definição do que se espera da infraestrutura nacional de informação geográfica a médio prazo, o qual designou por SNIG2020. A concretização e a implementação do SNIG2020 requer o desenvolvimento de um conjunto de atividades de caráter político, institucional, administrativo e técnico, por parte de todas as entidades envolvidas na coordenação, na manutenção e na exploração do SNIG. Estas atividades constituem o Plano de Ação SNIG2020 (PA-SNIG2020).

Saiba mais sobre o SNIG 2020 aqui.

 

INSPIRE - Clusters Temáticos

Plataforma

Foi aprovada na 10ª Reunião do CO-SNIG, realizada a 10 de Novembro de 2015, a constituição dos novos Grupos de Trabalho Temáticos (GT), 9 grupos alinhados com os clusters temáticos entretanto criados pela Comissão Europeia.

Saiba mais sobre os GT aqui.

 

Relatório de Avaliação da Implementação da Diretiva INSPIRE

Plataforma

Decorrido cerca de metade do prazo previsto para a implementação da Diretiva INSPIRE, a European Environment Agency (EEA) e a European Commission Joint Research Center (JRC) elaboraram um relatório de avaliação da implementação. As conclusões do relatório sugerem que o desenvolvimento da Diretiva está no caminho certo havendo, no entanto, necessidade de efetuar um ajustamento estratégico em especial no que respeita à coordenação e partilha de dados.

Saiba mais aqui.

 

Eventos



Wokshops sobre Metadados e Serviços de Dados Geográficos

Formação SNIG2020

No dia 13 de abril, realizaram-se, nas instalações da Direção Geral do Território, dois workshops relacionados com o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e com a implementação da Diretiva INSPIRE, sobre Metadados e Serviços de Dados Geográficos. Nos dias 4 e 19 de maio realizaram-se, respectivamente, as 2ª e 3ª Edições destes Workshops. Mais informação e os PDF das apresentações aqui.

 

Conferência INSPIRE 2016

onferência INSPIRE 2016

O período para submissão de resumos e workshops para a conferência INSPIRE 2016 “INSPIRing a sustainable environment” decorre até 10 de junho. Mais informação sobre as datas mais importantes aqui.

 

 

Sistema Nacional de Informação Geográfica - SNIG (Abre uma nova janela)
Sistema Nacional
de Informação
Geográfica