• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Bem vindo ao SNIG!

Enviar por E-mail Versão para impressão

O Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) é a Infraestrutura Nacional de Informação Geográfica que permite o registo e a pesquisa de dados e de serviços de dados geográficos produzidos por entidades públicas e privadas em Portugal. O geoportal do SNIG permite pesquisar, explorar e visualizar os dados geográficos através de serviços de dados geográficos OGC (Open Geospatial Consortium).

O SNIG é igualmente um espaço de contacto para dinamizar, articular, organizar atividades e divulgar informação, documentação, ações de formação e outras atividades relacionadas com Informação Geográfica, a Diretiva INSPIRE (INfrastructure for SPatial InfoRmation in Europe) e o SNIG, representando um alicerce primordial na implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal.

A Diretiva INSPIRE, em vigor desde 2007, foi criada com o intuito de conduzir à criação da infraestrutura europeia de informação geográfica e incide sobre informação geográfica da responsabilidade das instituições públicas dos Estados-Membros, referente a um conjunto de temas distribuídos por três anexos que abrangem dados geográficos de natureza transectorial e dados geográficos específicos do sector ambiental (Jornal Oficial da União Europeia, 2007).O objetivo final consiste em facultar o acesso aos conjuntos e serviços de dados geográficos através do geoportal INSPIRE.

A publicação da Diretiva INSPIRE e sua transposição constituíram um importante marco no acesso à informação geográfica em Portugal e no desenvolvimento do SNIG, no sentido em que veio promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da Infraestrutura de Informação Geográfica (IIG) de âmbito Nacional e das IIG regionais e temáticas assim como dinamizar o envolvimento das instituições que fazem parte destas IIG.

A DGT coordena também o portal iGEO - uma plataforma de disponibilização de informação geográfica através de serviços de dados geográficos. O iGEO é um portal de dados abertos e pode ser considerado como um complemento do portal do SNIG, disponibilizando o acesso fácil a um subconjunto dos serviços de dados geográficos do SNIG, i.e. aqueles que são gratuitos pelo menos para a Administração Pública e academia, através de uma interface amigável.




    Site do COMPETE Site do QREN Site da UE Site do INSPIRE